segunda-feira, 23 de março de 2009

ALIMENTÃÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO
A saúde da ave depende, entre outros fatores, de uma dieta saudável. Uma boa parte das doenças das quais a ave pode ser acometida é decorrente de uma alimentação deficiente, pobre em nutrientes essenciais como cálcio e vitaminas, o que leva à baixa absorção e aproveitamento dessas substâncias, queda imunológica do organismo, refletindo na saúde da ave e, consequentemente, no tempo de vida
Aves mantidas em cativeiro devem receber uma alimentação adequada, próxima a que teriam à sua disposição na natureza. Um dieta à base apenas de sementes é pobre em nível nutricional, por essa razão precisa ser complementada com frutas, verduras, farinhada de ovo, suplementos vitamínicos, etc. Além disso, as sementes são ricas em proteínas, portanto, não pode ser a única fonte de alimento.
SEMENTES
A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada. Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.




Deve-se tomar cuidado ao adquirir sementes, observando brilho, maciez, coloração, limpeza, se há cheiro de mofo, etc., seja à granel ou embalagem fechada. Procure adquirir sementes em loja de grande circulação de mercadoria, pois sementes estocadas por muito tempo perdem suas propriedades e ficam sujeitas a fungos, que causam intoxicação na ave.
Se você tem poucas aves, é mais interessante comprar a mistura de sementes vendidas em embalagens fechadas e, mesmo assim, sempre verifique a qualidade da mistura antes de fornecer à ave. Se você perceber carunchos no meio das sementes ou que seu aspecto não está bom, não forneça à ave em hipótese nenhuma.
As sementes não devem ser lavadas, pois uma vez aumentada a umidade interna das sementes através da lavagem e a falta de evaporação da água , esta umidade não será reduzida, nem mesmo com banhos de sol, ou aquecimento em forno, além do que esse procedimento destroi suas características físicas e químicas naturais.
Alguns veterinários são contra ao fornecimento de sementes aos pássaros, quer seja pelo fato de seu teor nutricional não suprir totalmente as necessidades, quer seja pela facilidade em adquirí-las velhas e com fungos, o que traria danos decorrentes da intoxicação, e orientam seus clientes a substituí-las totalmente pelas rações industrializadas. Entendemos a preocupação dos veterinários, mas a mistura de sementes deve fazer parte da alimentação da calopsita, uma vez que trata-se de uma ave granívora (é de sua natureza alimentar-se de sementes, o ato em si de descascá-la com o bico). Esta também é uma opinião da maioria dos criadores, pela experiência decorrente do contato que com suas aves.


Receita da uma farinhada de ovo caseira
A quantidade dos ingredientes depende do número de calopsitas a serem alimentadas. Calcule de 2 a 3 colheres de café cheias de farinhada para cada ave. A seguinte receita é a menor quantidade que dá para se fazer de uma farinhada e deve-se descartar eventual sobra para quem tem poucas aves :
---> 1 ovo pequeno cozido por aproximadamente 15 minutos (contados após a fervura), e espremido no espremedor de batatas. Acrescente ao ovo 1 colher de sobremesa de mucilon, 1 outra de neston, 2 de fubá cozido em flocos tipo MILHARINA, KIMILHO , 1 pitada de sal. Pode ser acrescida a essa mistura cenoura e/ou couve raladas. Em épocas de reprodução e muda de penas, e eventualmente no dia a dia, ponha 1 pitada do pó de Aminomix ou Vitalbird, ou Organew (você pode adquirir em Pet Shop). Sirva a farinhada ainda morna, e retire-a caso tenha sobras, no mesmo período do dia, devido ao ovo.
Dica : ao cozinhar o ovo, acrescente um pouco de sal após a fervura, isso facilita a retirada da casca. Outra dica é, caso a casca do ovo venha a rachar durante o cozimento, ponha junto à água um pouco de vinagre.
Ovo devidamente espremido, em formato de flocos, o que facilita a mistura dos demais componentes. Na figura à direita, uma mistura dos ingredientes secos, que podem ser armazenada para ser utilizada quando for feita a farinhada. Nesta composição apresentada, contém : mucilon sabor milho, gérmem de trigo, farelo de trigo, flocos de aveia finos e flocos de cereais (neston).
Num pote à parte, mistura-se os ingredientes secos ao ovo espremido, acrescentando uma cenoura ralada.
Nessa mistura, depois de revolvida com uma colher, acrescenta-se fubá pré cozido em flocos.
Aqui, por fim, aproveitamos para acrescentar um composto de aminoácidos e probióticos, da marca Organew. A farinhada é então fracionada e colocada em potes individuais. A quantidade do poete dá para 2 a 4 aves, em época de reprodução essa quantidade é indicada para um casal apenas.

VERDURAS, LEGUMES, FRUTOS E GRÃOS
Almeirão, brócolis, pepino, cenoura, abobrinha, beterraba, etc.


FRUTAS
Maçã, laranja, etc.


DICAS
Nos dias mais frios, pode oferecer à ave trigo pré-germinado. O trigo integral é fonte de fibras, além de proteína, carboidrato, vitaminas (rico em vitamina E)e minerais. É vendido em supermercados, na área de alimentos naturais/dietéticos. Pegue um pouco de grão de trigo, e ponha de molho por aproximadamente 2 a 3 horas.
Depois, lave e escorra, deixando secar naturalmente.

Já está pronto para servir, veja que os grãos estão pré-germinados.
Sirva os alimentos (verduras, frutas, legume) e água na temperatura ambiente.
Lave muito bem frutas e verduras, cortando os talos, pois geralmente é neles que se concentram os agrotóxicos.
Cuidado com as sementes! Sementes colhidas antes do tempo, ou em época úmida, estão sujeitas a atingir mais de 13% de umidade interna. Isto favorece um crescimento muito rápido de fungos. Todos os fungos liberam o que se é chamado de microtoxinas que não são destruídas mesmo que torre-se o grão ou seja colocado ao sol. O calor é capaz de destruir os fungos, mas as toxinas não. Portanto, orientamos a não estocar sementes por mais de 30 dias, deixa-as dentro de um pote com tampa semi-aberta para as mesmas respirarem, em local ventilado. Ao comprar as sementes, verifique se são novas ou não.
Dê folhas de beterraba, contêm iodo, ferro e cálcio! As calopsitas adoram desfiar os talos.
Certos cuidados devemos tomar com relação às verduras, que devem ser bem lavadas e, de preferência, deixadas de molho em solução de cloro ou vinagre por 30 minutos.

Nunca dê à sua ave : abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.

CORTANDO AS UNHAS AFIADAS DA CALOPSITA

Outro item importante são as unhas, se as unha ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você! Existem poleiros especiais importados que desgastam a unha, não são poleiros com lixa embaixo! A lixa colada no poleiro pode machucar a pele do pézinho. Você pode cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo).
Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em casas de produtos veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o Veterinário. Então, MUITO CUIDADO!


Na minha opinião, a maneira mais garantida é lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado. Olhe o desenho abaixo e veja por onde circula o sangue. Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.

CORTANDO AS PENAS DAS ASAS


Nem todos sabem como fazer isto, e podem assim machucá-los levando ao sangramento ou dores por muito tempo, além de uma falta de estética no corte que o fazem ficar com as asas feias.
Então, um bom corte de penas deve ser feito para manter seu pássaro saudável e também bonito.
Por que cortar as penas? Para evitar que eles se percam ou se machuquem dentro de sua própria casa. Janelas de vidro, espelhos, ventiladores de teto ligados ou uma porta esquecida aberta podem acabar em tragédia. Cortando as penas, eles poderão voar de um lugar ao outro em vôos curtos sem o perigo de se machucarem ou escaparem sem querer.

É assim que deve-se cortar as penas


Um pássaro até pode voltar, como já aconteceu comigo, mas ele precisa ter um parceiro que o chame de volta, caso contrário...
Minha experiência trágica foi quando uma pessoa de minha família estava limpando a gaiola de um casal de Agapornis no quintal (coisa que não deve ser feita, dê preferência à ambientes fechados) e meu Agapornis Kiko sem querer escapou e voou. Mas, felizmente, a fêmea parceira dele Kiwi o chamou de volta!
Devemos cortar apenas as penas de vôo como vemos na ilustração abaixo. Caso haja dúvida, melhor levar até um Veterinário de Aves. Pois, cortar errado pode sangrar ou até danificar a asa!
A primeira vez que for cortar as penas, corte apenas 5 a 6 penas de vôo, começando pela ponta da asa para dentro. No máximo corte 7 a 8 penas, se souber o que está fazendo. Não precisa cortar as 10 penas de vôo. Lembre-se que elas só crescerão novamente na próxima muda, ou seja, cerca de um ano. Alguns criadores gostam de deixar as duas primeiras penas intactas por motivos estéticos, pois, quando eles fecham as asas não dá para ver que foram cortadas, mas eu pessoalmente não aprovei, pois os meus pássaros continuavam voando bem, então, depende do pássaro e da força que ele tem.
Cortar apenas uma asa ou duas? Bem, existem controvérsias, alguns recomendam as duas, outros apenas uma. Eu particularmente corto as duas, assim não corro o risco dele voar, pois com as duas cortadas eles nem se arriscam a voar, apenas trocam de lugar sem tentar vôos arriscados. Já tive uma Calopsita que com apenas uma asa cortada voava muito bem.
Se uma pena nova se quebrar, vai ocorrer um sangramento monstruoso e se em alguns minutos não parar, você vai ter de arrancar totalmente a pena, sem sobrar nem um pedacinho. Não tem outra alternativa, e ele vai sofrer bastante.
Não entre em pânico, aguarde um pouco para ver se para, deixe-o calmo e parado, se ele não parar, apague a luz e aguarde um pouco, se não parar, vai ter de arrancar ou leva-lo até o Veterinário com urgência.

SUGESTÕES DE NOMES

Algumas sugestões de nomes para o seu(a) amiguinho(a) !!


A
Amendoim Avril Ariel Apollo Asdrubal Alemão Airy Angel Aida Akil

B
Bart Babi Biba Bartolomeu Billy Bruce Belinho Buba Bibi Bel BomBom Biscuit Belinha Belina Bebê Brian Boris Bull

C
Cocada, Chico Cherrie Crush Cacau Cacá Capitão Chuvisco Condolissa Charlote Caco

D
Du Duda Dust Dartanham Dino Dema Doris Donna Dalila

E
Elvis Eros Eva Ênio Estrelinha

F
Filó Fred Frodo Filomena Frederico Fifi Felícia Fiona Felix Floquinho Fenix Fernão

G
Greg Gaspar Geno Gino Gina Guido Goldie Godoy Gal Gil Gaia Guga Guta Gucci Gigi Glamour Gretel Gari

H
Hanna Harry Hércules Horus Hera Hanzel

I
Igor Ibsen

J
Junior Juju Jurema Joca Jessy Jade Janis Juca Jonas Juba Juan

K
Kauã Kitty Kica Kiko Kira Kiara kely Kaká Kikita Kito Kyria

L
Lilico Luna Lilica Lola Leona Lilly Leona Loup Lili Leo Lia Lincoln Luluca Lupita Luigi Lupi Laka Lita

M
Max Mirna Mingau Mário Muleque Miolo Margarida Mimi Meg Melqui Milk Mel Morpheu Madona Mandy

N
Nick Nina Nino Nico Nuno Natal Naná Neco Nicolai Nani

O
Oscar Odin

P
Pipoca Paola Pikena Petit Pepeu Pingo Pablo Pablito Paquito Pacco Pri Paris Pepita Penélope Pilantra Pirulito Pupy Paçoca Pandora Pierre Pipito Pucca Pipo

Q
Querubim

R
Rosinha Ronny Rubi

S
Serena Sereno Sansão Sushi Sandy Sophia Scott Sebastian Sabrina Salomé Supla Sabá Sininho Salém Scrat Sasha Shakira

T
Tunica Triguinho Tidy Tico Tino Tidi Tchuca Tutti Tuco Titinho Tuca Totta Toni Tiba Toquinho Tequila Tusca Tiba Tatá Tieta Thor Ted tchutchuco


V
Vitória Vivi Valiant

X
Xandu Xuxa Xexéu

W
Whisky Winston

Y
Yuri Yan Yuba

Z
Zezinho Zeus Zen Zig Zuzu

DOWNLOADS

Alguns downloads de ponteiros de mouse para você nunca ficar longe do seu amiguinho, até quando você está mesmo !

http://www.4shared.com/file/94521048/42fc55cd/bhwtielns.html
Carinha da Calopsita

http://www.4shared.com/file/94521281/9411760b/Cockatiel_Love_Icon_for_Rho_by_NstealthL1a.html
Calopsitas se Beijando

CARACTERÍSTICAS

Nome/Espécie : Calopsita (no Brasil) Caturra (em Portugal) Cockatiel (na língua inglesa) Perruche calopsitte (na língua francesa) Lorito de Copete (na Espanha)


Família : Cacatuidae


Ordem : Psittaciformes


Origem : Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
Caracteristicas : A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.


Tamanho : 30 cm (em média, quando adultos)


Peso : 85-120 gramas


Longevidade : variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente


Maturidade sexual : por volta dos 12 meses de vida


Reprodução : ano todo


Postura : 3 a 7 ovos (média)


Incubação : de 18 a 23 dias


Observação importante :
Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.
Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.

INFORMAÇÕES GERAIS


Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil já há bastante tempo! No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilômetros de distância, em bandos, a procura de alimento, próximo às águas dos rios.
Predominantemente cinza na Natureza, ao longo do tempo foram surgindo variedades em sua coloração pelas mãos do Homem, o que chamamos de "mutações".
Realmente a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência, deixam-nos encantados! A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras, e de ser domesticada, faz com que, cada vez mais, pessoas busquem nesse pássaro um animal de estimação! Veja a seguir algumas dicas de como melhor se relacionar com sua ave, e aprender um pouquinho a conhecê-la!