segunda-feira, 23 de março de 2009

CARACTERÍSTICAS

Nome/Espécie : Calopsita (no Brasil) Caturra (em Portugal) Cockatiel (na língua inglesa) Perruche calopsitte (na língua francesa) Lorito de Copete (na Espanha)


Família : Cacatuidae


Ordem : Psittaciformes


Origem : Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
Caracteristicas : A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.


Tamanho : 30 cm (em média, quando adultos)


Peso : 85-120 gramas


Longevidade : variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente


Maturidade sexual : por volta dos 12 meses de vida


Reprodução : ano todo


Postura : 3 a 7 ovos (média)


Incubação : de 18 a 23 dias


Observação importante :
Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.
Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico, tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário